O LABHAB – Laboratório de Habitação e Assentamentos da FAUUSP completa 20 anos! Para comemorar foram lançados os Cadernos do LABHAB com 2 livros editados pela Annablume – dos Professores Tom Angotti (do Pratt Institute de Nova Iorque) e do José Baravelli (FAUUSP) e foi realizada uma mesa redonda no IAB-SP com ambos autores.
Não quero deixar de reconhecer a importância do trabalho do grupo de professores reunidos atualmente no LABHAB. Trata-se de um time de craques. Mas além de muito competentes e produtivos eles mantém uma postura política que dignifica a USP e o meio universitário de um modo geral. Combinam ensino/pesquisa e extensão de uma forma rara na academia sempre visando ampliar o papel social da universidade pública. São muito estimados pelos alunos devido ao respeito e dedicação que que lhes devotam e a postura ética que assumem. Fazem um trabalho que é relativamente pouco divulgado pelo grupo. Não são competitivos e nem colocam seus egos acima (o que é muito comum na universidade) do interesse coletivo.
Ontem participei de uma reunião do Labhab com os grupos de estudantes da FAUUSP que fazem extensão e pude constatar a importância que essa prática está assumindo contribuindo para aproximar a universidade da realidade espacial e social.
Minhas homenagens ao nosso time de acadêmicos militantes : João Whitaker, Karina Leitão (que organizaram os eventos), Maria Lucia Refinetti Martins, Camila Otavianno, Caio Santo Amore, Luciana Royer, Eduardo Nobre, Beatriz Ruffino, Jorge Bassani. Se esqueci alguém voltarei a escrever.
Segue o vídeo da mesa redonda no IAB gravado por Carina Serra.